Thiago Vidal foi quem iniciou este movimento. Músico por conhecimento, talento e coração, ele começou a ser solicitado como professor, e por cada vez mais pessoas. O sucesso foi tanto que ele decidiu trocar um cargo público, para o qual era concursado, para se dedicar à sua própria escola.
Assim, nasceu a Sonata Escola de Música. Localizada no bairro Planalto, Zona Norte de Belo Horizonte, hoje a Sonata conta com uma equipe de mais de vinte professores de excelência, e oferta cursos de violão, guitarra, violino, teclado, piano, técnica vocal, saxofone, bateria, baixo, flauta, musicalização infantil, além das aulas em grupo de coral e prática em conjunto. A Sonata atua também em escolas da rede municipal, com aulas de música, especialmente para o ensino infantil e fundamental.
Mais do que uma escola de música, a Sonata se propõe a ser um ponto de encontro de pessoas, de talentos, de inspirações. Um lugar não só para aprender Música, mas para vivenciá-la por completo.
“Eu entrei na Sonata porque queria aprender violino e a escola era perto da minha casa. No fim das contas, a Sonata se tornou mais do que um espaço onde eu aprendo a tocar: serviu como uma comunidade. Todos lá sempre foram muito amigáveis e atenciosos, o que se tornou o maior ponto forte da escola. As amizades que eu faço lá me animam para estudar e tornam o estudo mais leve e fluido. A Sonata me deu amizades que me fazem muito bem, e eu acho que isso é o que a escola mais muda na minha vida (e ainda por cima me faz gostar mais dos estudos!)”.
Pedro Lucas, aluno de violino.“A equipe da Sonata é ótima! Tanto o professor Ed Bomfim quanto a Kelly, da recepção, fazem a diferença na competência e simpatia.”
Sandro Balestrassi, aluno de guitarra.“A Sonata acolhe a todos, independente da idade! Meu marido me levou a primeira vez e começamos juntos: ele no violão e eu no cavaquinho. Depois minha filha, que tem 26 anos, começou a fazer aulas de ukulele. Nosso professor é o Messias! Hoje em dia vou sozinha com meu cavaquinho e me sinto feliz num ambiente tão gostoso!”
Elvira, aluna de cavaquinho.“Toco violão há mais de 20 anos, mas tinha muita dificuldade em cantar na presença de outras pessoas. Procutei a Sonata e, sem dúvidas, foi um dos melhores investimentos que fiz até hoje. Tive três professores: A Camila, A Caroline e o Helder, que me ajudaram muito. Hoje canto sem medo e até recebo elogios. Parabéns a toda equipe da Sonata!”
Alexander Santos, aluno de canto e técnica vocal